quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O seu território e o contacto com os "brancos"

Segundo o relato dos velhos Sateré-Mawé, os seus ancestrais habitavam, em tempos imemoriais, o vasto território entre os rios Madeira e Tapajós, delimitado ao norte pelas ilhas Tupinambaranas, no rio Amazonas e, ao sul da foz do Tapajós.
No entanto, os Maués não consideram este o seu lugar de origem. Para esta comunidade o seu lugar de origem situa-se no Noçoquém, uma vez que é onde moraram os seus heróis míticos.
O primeiro contacto com os "brancos" foi na época de atuação da Companhia de Jesus. Em 1692, após terem matado alguns homens brancos, o governo declarou uma guerra justa (legal) contra eles, parcialmente evitada pelos índios, uma vez que estes foram avisados e espalharam-se, sendo que somente alguns ofereceram resistência.
A partir do contato com os brancos, e mesmo antes disso, devido a algumas guerras o território ancestral dos Sateré-Mawé foi sensivelmente reduzido. Epidemias e cruel perseguição aos grupos indígenas que com eles combatiam, devastaram enormes áreas da Amazónia, deslocando esses grupos dos seus territórios tradicionais ou reduzindo-os.



12 comentários: